Quem busca serviços de ortodontia está preocupado com a estética bucal, mas o sorriso perfeito é apenas uma das finalidades dos aparelhos ortodônticos. O mau posicionamento dos dentes pode trazer prejuízos não só à mastigação, como também à respiração, além causar dores na mandíbula e na cabeça.
A despeito da ansiedade de quem quer aquele sorriso de comercial de pasta de dentes, antes de dar início ao trabalho ortodôntico é preciso se submeter a um conjunto de exames (chamado de documentação ortodôntica) para a avalição e planejamento de todo o processo antes da implantação da estrutura de correção dentária.
O principal questionamento dos pacientes tem a ver com o tempo. “Este varia de acordo com a necessidade de cada um, gravidade da má oclusão, necessidade ou não de extrações, idade e mecânica utilizada”, afirma a odontóloga Monique Barros, da Alfa Odonto. “Estes são alguns dos aspectos que influenciam o tempo do tratamento, que irá sempre variar de um paciente para o outro”, acrescenta.
Monique salienta, no entanto, que a boa notícia diz respeito à evolução tecnológica na área, que se desenvolveu significativamente nos últimos anos. “Novos materiais, técnicas e equipamentos de ponta têm garantido resultados surpreendentes e rápidos”.
O tempo e eficiência de um tratamento ortodôntico dependem de diagnóstico preciso e planejamento. Se feito com profissional habilitado e seguindo-se os protocolos adequados, o resultado é o sorriso perfeito. “O mais importante é procurar um bom ortodontista, pois somente ele poderá indicar o tratamento adequado ao tipo específico de problema”, diz Monique.