Há tempos a resina composta, também chamada de estética, vem sendo utilizada nos consultórios odontológicos em substituição à amálgama. Mas a dúvida da maioria dos pacientes que ainda possui o material prateado é por que substituí-lo, se a restauração aparentemente está intacta? A odontóloga Lúcia Helena dos Santos lista aqui três das diversas vantagens.
As resinas ficam naturais
Atualmente elas podem ser feitas exatamente na cor dos dentes, tornando imperceptível o reparo. Além disso, os novos materiais são extremamente resistentes e não amarelam com tanta facilidade como antes. Isso se deve à cerâmica usada na composição química do produto.
Permitem reparos
É comum que dentes restaurados sofram pequenas fraturas. Mas se for em resina, o reparo pode ser realizado sem grandes complicações. Já amálgama não permite emendas, uma vez trincada, tem de ser substituída imediatamente.
Resina possui menor risco de infiltração por cárie
No processo de restauro, a resina é adesivada ao dente, evitando que ele tenha de ser adaptado para receber o material, como acontecia com a amálgama. Ou seja, o dente retém o produto.
Gostei do assunto de sua divulgação, gostaria de ver se é pertinente para meu site.
Sds.